Em algumas regiões do país, o prato principal para a ceia de Natal tem como ingrediente base, não o bacalhau mas sim, o polvo. Adoro polvo. Ontem foi dia de o cozinhar. Saiu um prato bastante saboroso. Gostei da conjugação do polvo com a batata doce, e a pasta de azeitona dá um toque final, absolutamente, fantástico. É uma sugestão simples que deixo para a noite de Natal, porque não?? Só têm de aumentar as quantidades pois o polvo diminui, significativamente, o seu tamanho.
O que acham??
Ingredientes para 3-4 pessoas:
- Polvo previamente congelado (+/- 1,5 Kg)
- 5 Grãos de Pimenta Branca
- 1 folha de Louro
- 2 dente de Alho
- 2 Curgetes médias (300 gr)
- 2 cenouras médias (300 gr)
- 2 Batatas-doces médias (600 gr)
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- Azeitonas pretas sem caroço
- 1 c. sobremesa de pickles
- 30 gr de Queijo Mozzarela ralado
- Coentros ou Salsa q.b.
- 900 gr de Água
Preparação:
1. Colocar o polvo descongelado na Varoma;
2. Água + 1 dente de Alho + Grãos de Pimenta + folha de Louro + 1 fio de Azeite - 45 Min/Varoma/Vel.1. Verificar cozedura, e se for necessário acrescentar mais alguns minutos nas mesmas funções. Escorrer e deixar arrefecer;
3. Pré-aquecer o forno a 140º C. Cortar os legumes em rodelas finas;
4. Forrar um ou dois tabuleiros com papel vegetal, pincelar com um pouco de azeite, espalhar por cima os legumes preparados, temperar com sal e levar ao forno cerca 30 minutos ou até estarem cozinhados;
5. Azeitonas + pickles + queijo ralado + coentros (ou salsa) + 1 dente de Alho + 3 c. sopa de Azeite - alguns segundos, velocidade 3 - 5 progressivamente (se necessário, no meio do processo, baixar o que está agarrado às paredes do copo). Reservar;
6. Cortar o polvo em pedaços. Aquecer um grelhador pincelado com azeite e grelhar rapidamente os pedaços do polvo;
7. Servir o polvo quente com a pasta de azeitonas e os chips de legumes.
O polvo está em promoção num supermercado aqui perto, tenho de ir comprar! Queria mesmo era polvo das nossas águas açorianas mas não tem havido! Beijinhos
ResponderEliminarDeve ser bastante melhor o polvo das águas açorianas. Eu, também, compro o polvo nas promoções fora disse fica bastante dispendioso.
EliminarBjinhos!!!
Hum! Adoro chips de legumes.
ResponderEliminarQue sugestão tão deliciosa e bem equilibrada.
Beijinhos
Ana Costa || Petiscana
Obrigada! Bjinhos :-)
EliminarAdoro polvo. Penso que a tradição de comer polvo na noite de Natal é mais em Espanha! :) Na minha casa é normal na noite de Natal o polvo ser comido como entrada.
ResponderEliminarBeijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Pois, talvez seja em Espanha essa tradição, estava convencida que em certas regiões do nosso país também já era assim. Bjinhos :-)
EliminarSim, já o fazem também no nosso país, penso que principalmente no norte do país nas zonas próximas da fronteira com Espanha. O que dizia é que a origem dessa tradição é espanhola (se não estou em erro). :)
EliminarBeijinhos
Ahh, não sabia que a origem é da Espanha. Obrigada, já fico a saber!! Bjinhos!!
EliminarAdoro polvo :P é sem dúvida um dos ingredientes que mais gosto de cozinhar!! Este prato tem um ar divinal!!!
ResponderEliminarDe aprendiz a chef
Obrigada!
EliminarBjinhos :-)
O polvo e a sua diminuição de tamanho é mesmo irritante! Fica 'em nada'. :P
ResponderEliminarGrelhado é uma delícia, esta sugestão agrada-me :D
É que é mesmo irritante. Ainda que fosse em conta mas de económico não tem nada. Experimente fazer esta refeição pois se gosta de polvo vai adorar :)
EliminarBjinhos!!