sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Sopa com Pedacinhos na Bimby - Bebé


Sexta-feira finalmente!!! :)

Neste poste falo sobre a alimentação do meu filho com 9 meses, onde refiro a indicação para começar a deixar pedacinhos maiores na sopa, de modo a incentivar a mastigação. Refiro, também, que iria posteriormente explicar como confecciono a sopa com pedacinhos maiores na bimby. Por isso, a mensagem que vos trago hoje vai incidir sobre esse assunto. Espero que vos ajude. Bjinhos!!!



Primeiro de tudo explico como individualizo a carne e o peixe:

Carne - Costumo comprar peito de frango ou de peru, e em casa retiro as gorduras e separo por doses de 30 g cada, pois é a quantidade referente a cada dose de sopa. Embrulho em película aderente cada dose e congelo em caixas herméticas. Quando faço sopa deixo descongelar no frigorífico de um dia para o outro, corto em pedaços mais pequenos e coloco-os em papelotes para colocar na Varoma (ver fotos). Com o coelho, como é mais difícil individualizar, cozo alguns pedaços e só depois retiro os ossos e peso a quantidade indicada.

Peixe - Congelo individualmente postas (abrótea, corvina, garoupa, solha, etc), tranches ou medalhões (pescada) e filetes (dourada e robalo). Relativamente e estes dois, peço para os escalar na peixaria e depois em casa separo um dos filetes (o que tem menos espinhas claro). Depois é só descongelar quando faço sopa e colocar, à semelhança da carne, em papelote (ver fotos).







Relativamente à preparação da sopa, já fiz com receita base (ver aqui), mas normalmente faço a olho. Costumo colocar no copo da bimby os legumes que quero em pedaços grandes, normalmente cinco legumes diferentes, depois dou alguns toques turbo para os desfazer um pouco mais, e por fim ponho água mais ou menos um dedo acima dos legumes. Se for necessário, ao fim acrescento mais água fervida, mas é raro. Depois, coloco a varoma com os papelotes e programo 30 min/varoma/vel.1. Quando cozo coelho ponho mais alguns minutos pois demora mais tempo a cozinhar. Após estar cozinhada a sopa e a carne e/ou peixe, trituro a sopa 1,30 Min/Vel.3-5-7 progressivamente (enquanto trituro a sopa separo as peles e as espinhas do peixe). Depois de triturada, separo a sopa em duas doses e na que ficou no copo junto a carne e trituro 4-5 seg/Vel.5, e assim fica com pedacinhos maiores. Coloco nos frasquinhos esterelizados, lavo o copo, coloco a sopa restante, o peixe e trituro 3-4 seg/Vel.5 (menos tempo porque é mais molinho que a carne), coloco nos frasquinhos e identifico as sopas. Deixo fotos para verem.











Espero não ter sido muito confusa, caso tenham alguma dúvida coloquem-na, caso tenham sugestões diferentes, também podem mencionar, ficarei grata.

Obrigada e bom fim-de-semana!!!

2 comentários:

  1. A Bimby é uma preciosa ajuda na preparação das refeições dos bebés! Tenho pena de não ter adquirido a minha logo com o nascimento do meu primeiro filho!

    ResponderEliminar
  2. É uma ajuda e tanto!!! Deixa as sopinhas tão cremosas. Adoro mesmo e o melhor de tudo é que enquanto está a cozinhar podemos organizar outras coisas em casa e assim poupar tempo. :)

    Bjinhos e bom fim-de-semana!!!

    ResponderEliminar