sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Padaria em sua Casa com a Bimby - Dia Mundial do Pão



Boa Noite!!!

Na impossibilidade de publicar este poste ontem, tal como tinha dito, trago-o hoje. Desde já as minhas desculpas.

Como ontem foi o Dia Mundial do Pão, poderia trazer uma receita de pão. Mas, certamente, que houve muitas receitas pelo universo dos blogues. Assim, preferi escrever sobre algumas dicas e alguns conselhos para o fabrico deste, em vossa casa. 

Quem é que não gosta de comer pão quentinho e fresquinho? Humm!! Que bom!!! Seguramente, haverá pessoas que não apreciam, mas deve ser uma minoria. O pão está integrado numa alimentação saudável e deve fazer parte desta, comido com moderação. Na maior parte das vezes, é o conduto que usamos para o acompanhar que prejudica mais a nossa saúde. Tenham atenção.

Comecei a fazer pão em casa após adquirir a Bimby. E, sou sincera, nem sempre correu da melhor maneira. Mas, com algumas dicas que fui pesquisando e através da experiência, lá melhorei a técnica.
Quando nos aventuramos a fazer pão surgem algumas dúvidas, é certo. Por isso, deixo aqui algumas dicas e conselhos sobre os principais ingredientes do pão e respectiva confecção.


Principais Ingredientes

1 – Líquidos: água ou leite. O mais utilizado é a água. Ambos devem ser ligeiramente aquecidos para se misturar o fermento. Os feitos com leite são mais suaves (ex. brioche)

2 – Fermento de Padeiro: levedura utilizada na confecção, fresca ou seca, encontrada nos supermercado ou nas padarias. Deve ser misturada à água ou leite a 37 º C, antes de se juntar a farinha.

O fermento fresco pode ser guardado até duas semanas no frigorífico, ou congelado até 3 meses.

O fermento seco tem 3 vezes mais poder fermentativo do que o fresco. Assim, 20 g do fresco pode ser substituídos por aproximadamente 7 g do seco.


3- Farinhas: o cereal mais utilizado é, sem dúvida, o trigo. No entanto, temos outras opções, e por vezes mais saudáveis, milho, centeio, aveia, espelta e até o arroz.

4 – Sal: ingrediente essencial. Não se deve abusar por motivos de saúde. Faz com que a massa cresça de forma controlada e homogénea. Por ser inibidor do fermento, não deve ser adicionado directamente ao fermento.

Dica: Utilizem sal fino para melhor incorporação na massa


5- Outros: Os pães podem ser enriquecidos com manteiga, ovos, frutos secos, sementes, azeitonas, ervas aromáticas, etc.



Tipos de Farinha de Trigo

Como existem uma grande variedade de farinhas, nem sempre sabemos a que comprar segundo a nossa finalidade. Assim, de seguida deixo uma breve descrição das farinhas:


  • Farinha de trigo tipo 55: utilizada em massas de bolos, em pães muito brancos e em qualquer outra massa leve e arejada
  • Farinha de trigo tipo 65: é a mais usada na panificação, aconselhada para massas de tender e massas lêvedas
  • Farinha semi-integral tipo 80 e 110: utilizada em pães semi-integrais ou de mistura.
  • Farinha integral tipo 150: mais usada na panificação industrial. Dá origem a um pão escuro.



Como fazer pão?

1. Activar o Fermento: Água ou leite + fermento – 2 Min/37º/Vel.1-2


2. Misturar e Amassar: + Farinha + Sal - 5 Min/Vel. Espiga


Dica: adicionar sempre os ingredientes pela ordem indicada na receita. Se desejar adicionar outros ingredientes, só depois de amassar


3. Levedação Inicial: a massa estica sob acção do fermento, que introduz pequenas bolsas de ar na massa, tornando-a leve e fofa (até a massa dobrar de volume)


4. Moldar a Massa: dar a forma que queremos ao pão. Ao mesmo tempo que moldamos, retiramos ar à massa


5. Levedação Final: deve levedar para ganhar ar novamente.

Dica: pré-aquecer o forno enquanto a massa estiver a levedar para ter a temperatura recomendada.


6. Finalização: polvilhar com farinha, pincelar com ovo ou leite, decorar com sementes, etc. Fazer com cuidado para não retirar o ar à massa.


7. Cozer: à temperatura indicada na receita


Dica: Para pão mais húmido e fofo, borrifar com água antes de ir ao forno e colocar dentro do forno um recipiente com água quente.


Fonte: Internet




Sem comentários:

Enviar um comentário