sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia Mundial da Alimentação


Bom dia!!!

Dia 16 de Outubro. Hoje celebra-se o Dia Mundial da Alimentação.

Nos dias de hoje, cada vez é mais importante um estilo de vida saudável. E isso, passa claro, por uma alimentação equilibrada e variável. É essencial à nossa saúde, tanto no dia de hoje como no de amanhã. Devemos praticar uma alimentação saudável desde o mais cedo possível. Mas, nem sempre foi ou é assim. Contudo, verifica-se que existem cada vez mais cuidados. Por exemplo, a maioria dos pediatras já recomendam iniciar a alimentação dos bebés com as sopinhas em vez das papas. Isso porque, em termos nutricionais, as sopas são mais nutritivas e saudáveis. 

Lembrem-se que adoptar uma alimentação saudável não é sinónimo de pratos rotineiros e sem sabor. Devem procurar variar, pois só assim, temos acesso a todos os nutrientes essenciais ao nosso organismo. Há uma variedade enorme de alimentos nos supermercados, uns mais e outros menos conhecidos, uns mais ricos em nutrientes e outros menos ricos. A alimentação, passa também, por experimentar diferentes alimentos/sabores nas nossas refeições e adaptá-los ao nosso dia-a-dia. Façam escolhas acertadas e tenham mais saúde.

Para terminar, deixo aqui algumas orientações para praticarem uma alimentação saudável. Não será nada de novo para vocês, mas não se perde nada em reforçar e relembrar.

Dicas saudáveis na alimentação:

1. Começar o dia a tomar um bom e saudável pequeno-almoço

2.  Comer pelo menos de 3 em 3 horas

3. Dar preferência aos vegetais e às frutas, sem abusar claro, pois a fruta tem frutose, que é o açúcar das frutas

4. Comer sempre que possível sopa antes das refeições

5. Preferir gorduras insaturadas (azeite, peixes gordos e frutos secos)

6. Optar por carnes brancas (frango, peru, coelho) em vez das vermelhas (vaca, porco)

7. Evitar os fritos, que são ricos em gorduras

8. Optar pelos cereais integrais (pão, massa, arroz e cereais) - têm mais fibra, por isso prolongam a saciedade.

Nota: Hoje, também se celebra o Dia Mundial do Pão. Por isso, mais logo irei postar algumas dicas/orientações usadas no fabrico do pão caseiro. Até logo :)

Roda dos Alimentos
Fonte: Internet







Sem comentários:

Enviar um comentário