segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Hambúrguer de Grão, Milho e Feijão


Hoje, está mesmo um daqueles dias em que só apetece ficar no quentinho da nossa casa.
Bem, como disse, esta semana irei publicar receitas um pouco mais saudáveis para atenuar os excessos das festas que passaram. Desta forma, a receita de hoje é de hambúrgueres confeccionadas com leguminosas, receita da revista Bimby Momentos de Partilha do mês de setembro de 2015.
As leguminosas fazem parte duma alimentação saudável, pois têm pouca gordura, são ricas em proteínas e têm uma significativa quantidade de fibra, aumentando assim a saciedade por mais tempo e, consequentemente, melhorando o controlo e a perda de peso. 
A receita de hoje, será portanto mais indicada para apreciadores de leguminosas, nomeadamente, de grão, de milho e de feijão. Cá em casa, sou eu que gosto mais deste tipo de alimentos.
Esta refeição é para ser consumida muito de vez enquanto pois, não achei que fosse uma refeição uauhh. Contudo, é uma solução diferente para as pessoas que estão no processo de controlo e/ou perda de peso. Cada hambúrguer tem, segundo a revista, 46 Kcal. A receita rende aproximadamente 14 unidades.

Ingredientes:
- 1/2 Limão (casca, só a parte amarela, e sumo)
- 15 gr Coentros
- 250 gr Grão cozido e escorrido
- 250 gr de Milho cozido e escorrido
- 250 gr de Feijão Branco cozido e escorrido
- 1/2 c. chá de Paprika
- 1 c. chá de Sal
- 1/2 Malagueta Vermelha (opcional)
- 20 gr de Farinha, mais q.b. para moldar


Preparação:
1. Casca de Limão + Coentros - 10 Seg/Vel.8. Baixar com a espátula o que ficou na parede do copo

2.  Grão + Milho + Feijão + Paprika + Sal + Malagueta + Farinha + 30 gr de Sumo de Limão - 15 Seg/Vel.6 (vamos obter uma mistura de consistência mole)

3. Com as mãos enfarinhadas, moldar os hambúrgueres.

4. Aquecer um grelhador/placa de grelhar pincelada com um pouco de azeite em lume médio e grelhar os hambúrgueres cerca de 4 minutos de cada lado. Servir a gosto.





Leguminosas



Leguminosas



6 comentários: