quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Caldo Verde sem Batata


Bom dia!!!

Por norma, tenho o hábito de não colocar batata na sopa por ser mais saudável e menos calórica. Gosto sobretudo de comer sopa ao jantar. Sei que o recomendado é ingeri-la antes das principais refeições, mas nunca me habituei a tal. Eu gosto de sopa, o meu marido nem tanto. Gosto, particularmente, de a ingerir nesta época do ano, do frio e da humidade. Sabe tão bem uma sopinha quentinha para animar a alma. Dá uma sensação de aconchego... Adoro!!! A última sopa que confeccionei foi caldo verde mas claro está, sem batata. Uma sugestão mais saudável que vos deixo para experimentarem. Mais saudável fica se não colocarem a linguiça, é opcional.


Ingredientes para 6 doses:
- 200 gr de Cebola cortada em pedaços
- 600 gr de Curgete cortada em pedaços
- 650 gr de Água
- 2 dentes de Alho
- 1 c. chá de Sal
- 150 gr de Couve para caldo-verde
- 200 gr de linguiça cortada às rodelas
- 30 gr de Azeite


Preparação:
1. Couve + linguiça - Varoma;

2. Cebola + Curgete + Água + Alho + Sal + Varoma - 25 Min/varoma/Vel.1;

3. Verificar cozedura da couve. Se não for necessário cozer mais tempo, retirar e reservar;

4. Colocar o copo medida e triturar 1 Min/Vel. 3-5-7 progressivamente;

5. Adicionar o Azeite + Couve + Linguiça - 2 Min/100º/Vel.1;

6. Servir de seguida e bom apetite.


Nota: Eu optei por colocar a linguiça em papel vegetal para cozer (o molho libertado não cai para a sopa) e servi-a à parte para ser opcional a sua ingestão, ficando a versão mais saudável.





7 comentários:

  1. Oh, faço assim há que tempos! E não damos por falta da batata, isso é garantido! Cá em casa adoramos caldo verde, é a sopa mais consensual (embora eu goste de qualquer sopa), por isso faço muitas vezes! Ainda há uns dias tive visitas e servi caldo verde sem batata, nem deram por nada e ainda disseram que estava muito bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu também já faço assim há algum tempo, mas com a bimby foi a primeira vez. E, estou de acordo não se dá pela falta dela, nada. Adoro :)

      Eliminar
  2. Eu também faço sempre as sopas sem batata e ficam muito boas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Costumo fazer sem batata também... Às vezes coloco uma batata-doce e fica muito boa, saborosa! Caldo verde sem batata nunca fiz, quando é para mim raramente é essa a sopa eleita... Tenho de experimentar a tua versão, que tem um ar fantástico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se experimentares diz como correu e se gostas-te. Eu adoro caldo verde, mas só como assim sem batata. Bjinhos!!!

      Eliminar
  4. Obrigada pela receita, Ficou tão boa! Utilizei um pouquinho menos de Courgette e pus meio nabo e só uma batatinha que precisava de gastar. A couve também ficou muito tenrinha e é tão fácil e rápido.. De certeza que vou voltar a fazer! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida. Obrigada pela sua visita e por ter experimentado uma das minhas receitas. Fico satisfeita por ter gostado. Obrigada pela partilha.
      Beijinho!!!!

      Eliminar