sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Bacalhau: como demolhar?


Após a compra do bacalhau salgado seco, com os cortes apropriados ao que pretendem fazer, deve ser demolhado de modo a poder ser cozinhado e consumido.

Porquê??
Este processo é fundamental para eliminar o sal que serviu para o conservar, dando-lhe assim o sabor que tanto apreciamos, mas também para o reidratar, ganhando assim volume e tornando a sua textura macia.

Como??
Em primeiro lugar, devem passá-lo por água fria corrente para retirar o excesso de sal à superfície. Depois, devem colocá-lo num recipiente grande com água bem fria, com a pele virada para cima, totalmente coberto pela água. Reservem no frigorífico para manter a água fria. Esta, deverá ser mudada até 3 vezes por dia. As postas mais altas do bacalhau demoram mais tempo a demolhar, devido à alta concentração de sal no seu interior.

Quanto tempo?
Depende do calibre/peso


Corrente (0,5 até 1 kg) - 36 horas
Crescido (1 até 2 kg) - 48 horas
Graúdo (2 até 3 kg) - 55 horas
Especial (+ 3 kg) - 72 horas


Como conservar?
Pode ser logo cozinhado. Para congelar, devem secar as postas retiradas da água para evitar a formação de cristais de gelo.

6 comentários:

  1. Pode parecer difícil ou complicado mas não é! Compro sempre por demolhar pois mais mais barato e rende mais! Há uns tempos dei uma dica sobre isso no blog! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre achei complicado. Mas agora já é mais fácil. Bjinhos!! :)

      Eliminar
  2. Eu também faço assim, mas como sou preguiçosa a maioria das vezes compro demolhado e congelado. Muitas vezes até já compro daquele sem espinhas aos pedaços! :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehhehh! Também já comprei assim uma ou duas vezes. Mas, geralmente, compro por adoçar.
      Bjinhos!! :)

      Eliminar
  3. Nunca tive de fazer isso, mas acho piada a gente com bacias cheias de água e bacalhau em casa :P O que eu compro normalmente é desfiado. Sou uma preguiçosa... :P

    ResponderEliminar